O metalon é um tipo de tubo de aço comum bastante usado...
Mais um da série de processos que podem ser realizados para garantir maior durabilidade e resistência dos tubos de aço, a galvanização eletrolítica ajuda a preservar os itens de aço das intempéries do tempo e do uso.
Esse tipo de procedimento é comum para que a aplicação dos tubos de aço não sofra intensamente com reações químicas que geram corrosão e oxidação, também muito comuns no metal.
Trazendo uma série de vantagens para a fabricação dos tubos de aço, a galvanização está presente na maior parte das fábricas que trabalham com a composição e moldagem de itens feitos em aço carbono, aplicados nos mais diversos projetos.
Mas como é realizada a galvanização? Quais as etapas desse processo e como os tubos de aço ficam mais resistentes?
Se você veio aqui em busca de solucionar essa e outras dúvidas, está no lugar certo!
A Tubonasa, sua especialista em tubos de aço, traz aqui um guia sobre o assunto, que você pode conferir logo abaixo.
O processo de galvanização é o que é realizado com o objetivo de proteger peças de metal e aço, de formatos e aplicações variadas, de reações químicas como a corrosão e a oxidação.
A galvanização também é chamada de zincagem, justamente por revestir as peças com o zinco, outro tipo de metal.
Entre os tipos de galvanização, podemos citar as que são feitas a frio e a quente — e o nosso tema principal aqui, que é a galvanização eletrolítica.
Um tipo de galvanização a frio, a galvanização feita de forma eletrolítica consiste na zincagem a frio da peça.
Esse processo é chamado de eletrodeposição, onde a superfície do tubo de aço é coberta de zinco, em uma manipulação onde o material condutor específico realiza uma migração de partículas dessa substância química, resultando uma camada fina e altamente aderente.
Esses elementos são conhecidos como transportadores de carga que, nas soluções de caráter eletrolítico, são íons negativos e positivos.
Essa carga é guiada de forma elétrica, de uma ponta a outra do tubo, depois de a peça ser preparada conforme o protocolo necessário, sendo limpa e livre de resíduos externos.
Com a eletrodeposição, a peça fica protegida de diversos fatores externos, como a ação de bactérias, oxidação e corrosão.
Como mencionamos, a galvanização é um processo que traz diversas vantagens para a fabricação de tubos de aço carbono e peças de metal.
Graças a ela, o mercado pode oferecer para clientes dos mais variados segmentos, e que demandam tubos de aço em seus projetos, peças muito mais resistentes, duráveis, e que precisam de menos manutenção.
Confira abaixo algumas das vantagens da galvanização eletrolítica:
Essa talvez seja a maior vantagem desse processo químico.
Com o revestimento em zinco formando uma barreira protetora na peça cuja qual é submetida, a oxidação e a corrosão afetam bem menos o produto.
Aqui, o tubo de aço não fica em contato direto com ambientes corrosivos no geral, prolongando sua vida útil.
Com maior resistência às intempéries causadas pelo tempo e por diversos fatores externos, consequentemente a peça tem muito mais durabilidade.
O metal base da peça em questão não sofre corrosão, o que permite que ela seja aplicada sem maiores preocupações com manutenção a longo prazo.
Além das vantagens acima citadas, o tubo de aço galvanizado de forma eletrolítica também fica com uma apresentação melhor, em termos visuais.
O acabamento por meio de galvanização eletrolítica traz muito mais brilho e uniformidade para o tubo de aço e demais peças de metal, o que torna o produto final muito mais atrativo, conferindo um resultado estético mais agradável aos projetos em que é aplicado.
Dentro da pauta de galvanização de tubos, os tipos principais são as feitas a quente e a frio, com processos diferentes.
A galvanização a frio é o revestimento feito com zinco, como citamos, mas também com outros materiais, como ouro, bronze, cromo e níquel, que são aplicados com auxílio de um spray.
Já a galvanização a quente é um processo mais moderno, onde as peças são submersas no material previsto em grandes tanques, em temperaturas acima dos 450º.
Nessa comparação, a galvanização a quente acaba sendo mais eficiente, uma vez que garante maior durabilidade à peça devido ao procedimento aplicado.
Para o uso de tubos em geral, que podem ser utilizados em projetos diversos e em muitas áreas, a galvanização na modalidade eletrolítica é um processo vantajoso e muito versátil.
Confira abaixo algumas das aplicações dessa parte da fabricação de peças de metal e aço:
No ramo da construção civil, o uso de peças de aço galvanizado é preferência pelos profissionais da área.
Aqui, são adquiridos tubos resistentes à corrosão para a construção de grandes estruturas de aço, vergalhões, e demais outras operações que usam peças metálicas.
A fabricação de artigos eletrônicos também se beneficia de peças galvanizadas.
São utilizadas para a composição de itens eletrônicos gerais, como conectores, placas de circuito e terminais diversos.
Isso acontece porque as peças cobertas com zinco são mais eficientes em condutividade elétrica, além de serem bem mais duráveis.
A fabricação de carros, motos e veículos diversos também solicita peças de aço e de metal galvanizados.
Itens como chassi, componentes metálicos variados e carrocerias, quando revestidos com zinco, sofrem menos com a oxidação e a corrosão, uma vez que não ficam em contato direto com fatores externos.
E então, tudo certo sobre a galvanização eletrolítica?
Processo realizado para evitar corrosão e oxidação, esse tipo de galvanização é a garantia de peças de aço e metal muito mais resistentes e duráveis para projetos diversos.
Quer mais dicas? Confira aqui o blog completo da Tubonasa e fique sempre atualizado de nossos conteúdos!O metalon é um tipo de tubo de aço comum bastante usado...
Dúvidas para escolher entre aço carbono ou inox? A gente te explica...
Você sabe qual o melhor tipo de tubo para condução de fluidos?...
A fabricação de tubos de aço é um processo extremamente complexo, que...