Notícias
Acompanhe as últimas notícias
Liga metálica amplamente empregada na indústria e na construção civil, o aço carbono é resultado da combinação de dois elementos: ferro e carbono. Este material é utilizado na construção de automóveis, máquinas de lavar, decoração de ambientes e muitos outras aplicações. Entender suas propriedades e suas aplicabilidades é essencial para uma decisão de compra assertiva!
O aço carbono possui um custo acessível, oferecendo diversos tipos de aplicações e de resistências. Com acabamento fosco, essa estrutura é bastante popular e de grande aplicabilidade, uma vez que conta com propriedades mecânicas que variam conforme o material e suas composições.
Se você deseja saber mais sobre tubos de aço carbono, suas aplicabilidades e os principais tipos utilizados na indústria, confira este post!
O aço carbono é uma liga metálica, e sua constituição de liga confere ao aço o seu nível de resistência mecânica, dispondo de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição. O ferro gusa, produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário em altas temperaturas, é a base utilizada para criar diversos tipos de aço.
Existem diversos elementos que garantem ao ferro a dureza necessária. O carbono é o principal elemento endurecedor. Manganês, silício e o fósforo também regulam o nível de resistência do aço. A quantidade de carbono define sua classificação em: baixo, médio e alto. Existem 3 tipos de aço carbono, cada um possui características e aplicações próprias. Confira:
Este tipo de aço carbono possui baixa resistência, porém, é usinável e soldável. Possui baixa dureza e altas tenacidade e ductilidade. De forma geral, não é tratado termicamente.
Possui uma maior resistência para tratamento térmico, além de dureza e menor tenacidade e ductilidade em relação ao baixo carbono. O médio carbono possui uma boa temperabilidade em água e é um dos tipos mais comuns de aço.
Este tipo é o de maior resistência ao desgaste e dureza. No entanto, o alto carbono possui menor ductilidade quando comparado aos demais. Geralmente, são utilizados temperados ou revenidos, possuindo propriedades de manutenção de um bom fio de corte.
Em comparação ao aço inoxidável, o aço carbono possui menor resistência à corrosão. No entanto, a depender da concentração de carbono, a resistência à oxidação se eleva. Dentre outras diversas aplicações, o tubo de aço carbono é amplamente utilizado em estruturas de portões e superaquecedores.
O sistema de classificação mais adotado na prática é o SAE-AISI, no qual o aço carbono utiliza o grupo 1xxx, classificado como:
Observação: aços carbono que contam com requisitos de temperabilidade adicionais possuem um “H” após a classificação. Os “xx” representam a concentração de carbono no aço. Por exemplo: O aço 1030 possui aproximadamente 0,30% de carbono em sua composição.
Os tubos de aço carbono podem ser encontram em diferentes modelos e formatos, e são a melhor pedida para quem deseja investir em segurança e resistência. Agora que você já entende do assunto, uma dica: independentemente da aplicabilidade, ao investir no produto dê sempre preferência a fabricantes confiáveis, que comercializam produtos 100% certificados comprovando originalidade, procedência, resistência e fabricação da estrutura!
Últimas Notícias
Tags
inscreva-se em nossa
newsletter
Fique por dentro de nossas novidades
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais