Aço Preto: O Que É e Quais Suas Aplicações?

Notícias

Aço Preto: O Que É e Quais Suas Aplicações?
Aço Preto: O Que É e Quais Suas Aplicações?


Aço preto: o que é e quais suas aplicações?



O aço preto é um material bastante versátil, com diversas aplicabilidades no segmento industrial e na siderurgia. Anualmente, milhões de toneladas de tubos de aço preto são fabricados. Os primeiros métodos de produção começaram no início do século XIX e evoluíram muito com o passar dos anos, a fim de atender a projetos modernos que exigem resistência e segurança.


A aplicação e a função da estrutura dependem da norma em que esses tubos se encaixam. Este tipo de tubo pode ter costura ou não, sendo útil para montar estruturas em quadras, andaimes, transporte de fluidos não corrosivos e de combustíveis, instalações elétricas, dentre outras funções.


Este material geralmente é desenvolvido para lidar com gás natural e propano e, por isso, deve estar em conformidade com as normas para assegurar uma classificação de pressão de aproximadamente 150 psi (Pounds per Square Inch, em português: libras por polegada quadrada).


O aço preto tem múltiplas utilidades nos mais diversos segmentos e pode atender à demanda de cada setor de acordo com a sua variação. Você sabe quais são as principais vantagens e aplicações do aço preto? Separamos todas as informações do produto para tirar suas dúvidas, confira!


O que é aço preto?



A cor escura do aço preto é decorrente do óxido de ferro que surge durante a fabricação do tubo, quando não foi revestido com um substrato como zinco ou tinta. Geralmente, este tubo é unido por soldagem ou por acoplamentos mecânicos. Pode ou não ser galvanizado, sendo aplicável nas mais diversas situações.


Disponível em diversos formatos e tamanhos, é qualificado dentro das normas de qualidade e segurança do mercado, como NBR 5590, NBR 5580, DIN 2440 e outras.


Trata-se de um "aço leve" de baixo grau. Isso significa que o tubo de aço preto oferece uma alta resistência à corrosão quando comparado a tubulação tradicional de ferro fundido. Também é altamente resistente ao calor.


Quais são as aplicações do tubo preto?



Muitas são as aplicações do material. O tubo de aço carbono preto pode transportar gás e água para áreas rurais e áreas urbanas, para conduítes que protegem a fiação elétrica e que fornecem vapor e ar de alta pressão. Também é utilizado na indústria de petróleo para canalizar grandes quantidades de óleo em locais de difícil acesso.


Em função da sua alta resistência ao calor, é também usado por empresas e residências para fornecimento de gás natural ou propano e sprinklers de incêndio. O aço preto é amplamente utilizado na distribuição de gás dentro e fora de casas, poços de água e sistemas de esgoto. A estrutura é um tubo de ferro comum, amplamente utilizado para conectar aparelhos às linhas de fornecimento.


Quais são as diferenças entre tubo preto e tubo de aço galvanizado?



A aplicação da estrutura depende da existência ou não do revestimento de zinco. O tubo de aço galvanizado preto possui óxido preto em sua superfície após ter sido forjado e revestido por uma película de zinco. Assim, ele oferece uma maior proteção contra corrosão e é usado principalmente na condução de ar comprimido, óleo, água e de outros fluidos.

























Aço pretoAço preto galvanizado
Sem revestimentoRevestimento com zinco 
Oferece proteção reduzida para corrosãoDificilmente enferruja
Excelente custo/benefícioPor ser revestido com zinco, possui um custo mais elevado
Recomendado para uso em linhas de gásNão pode ser usado para linhas de gás pois o zinco pode entupir as linhas. Por isso, o tubo galvanizado é indicado para para uso em linhas de água

Quais são as vantagens do tubo preto?


  • Fácil de instalar;
  • Adaptável para as mais diversas aplicações;
  • Resistente a altas temperaturas;
  • Alta durabilidade;
  • Ótimo custo/benefício.


 O primeiro passo para realizar uma compra segura é buscar referências de fabricantes e de distribuidores. Verifique se os produtos estão de acordo com as normas estabelecidas e se possuem selo de qualidade.


Vale lembrar que uma instalação adequada, dentro das orientações técnicas do fabricante, é essencial para garantir a segurança do local, além de assegurar eficácia e durabilidade em longo prazo.


No site da Tubonasa é possível orçar tubos de aço preto como metalon ou tubos para condução de fluidos, de acordo com as normas NBR 5590, ASTM A53, ASTM A106 E ASTM A120, entre outras. Confira o catálogo de produtos e saiba qual é a melhor solução para o que você procura!







 

TOP