O que é aço e quais são suas aplicações?

Notícias

O que é aço e quais são suas aplicações?

O que é aço e quais são suas aplicações?



Muita gente não sabe, mas o aço é uma liga metálica formada a partir do carbono e do ferro em sua composição. A partir desta liga, é possível produzir outras. O aço é um dos materiais mais usados na indústria siderúrgica, na indústria mecânica e na construção civil.


Sua popularidade é resultado do seu baixo custo de produção, da fácil aplicabilidade e da disponibilidade de matéria-primas em relação aos outros materiais.


Quer saber mais sobre a formação do aço e suas funções em nosso cotidiano? Leia este artigo até o final e saiba mais sobre este assunto!


Aplicações do aço


Na construção civil, o aço é usado para as estruturas de concreto armado, que diminui o tempo de construção e os gastos com os custos da obra. Suas grandes vantagens incluem a capacidade de resistência à tração, precisão construtiva, garantia de qualidade, flexibilidade, racionalização de materiais e mão-de-obra. Outras aplicações importantes do aço são essas abaixo:


  • Transporte - O aço é usado na fabricação de carros, trens, carrocerias, bicicletas, navios, ônibus e caminhão.
  • Setor elétrico - O aço é muito utilizado em hidrelétricas, termelétricas e nucleares, torres de transmissão, transformadores, cabos elétricos, plataformas, tubulações, equipamentos de prospecção e extração de petróleo. Nesse sentido, o aço contribui  muito para o setor elétrico brasileiro e para o acesso da população à energia.
  • Utilidades no cotidiano - O ferro e o aço são aplicados em diversos materiais que fazem parte do nosso dia a dia, incluindo panelas, caldeiras, mesas, portões, grades, rodas de automóveis, pontes, pregos, parafusos, ferramentas e muito mais.
  • Embalagens - Muitos consumidores não imaginam, mas graças ao aço é possível ter embalagens resistentes e capazes de conservar alimentos ou outros tipos de substâncias, como tintas e produtos químicos.


Quais são as principais características do aço?


Em primeiro lugar, o aço é um material de grande durabilidade e resistência graças aos elementos que fazem parte da sua composição, entre eles, o carbono.


Outras características do aço são maleabilidade e flexibilidade, que permitem que seja moldado quando exposto a altas temperaturas, contribuindo para para a produção de inúmeras peças.


O aço também tem capacidade de dilatar-se ou voltar ao tamanho original, dependendo da temperatura a que é exposto.


Outro aspecto do aço é a capacidade de conduzir energia elétrica graças à sua condutividade térmica.


Por fim, um tipo especial de aço, chamado de aço inoxidável, tem alta resistência à corrosão. Por isso, é bastante utilizado em panelas e outros utensílios do cotidiano.


Processo produtivo do aço


No mundo inteiro, as usinas que trabalham na produção do aço são classificadas de duas formas. São elas:


  • Usinas integradas: participam de todo o processo produtivo e produzem aço a partir de três etapas básicas: redução, refino e laminação.
  • Usinas semi-integradas:  operam duas fases (refino e laminação). Estas usinas partem de ferro gusa, ferro esponja ou sucata metálica adquiridas de terceiros para transformá-los em aço e sua posterior laminação.


Além disso, as usinas também podem ser classificadas por diferentes nomenclaturas de acordo com os produtos de aço predominantes em sua linha de produção:


Produtos planos


Alguns dos principais produtos são telhas, tubos, chapa fina quente ou fria, bobinas etc).


Produtos longos


Alguns dos principais produtos são barras chata, quadrada ou redonda, vergalhões, fio máquina, vergalhões, arames, telas e tubos sem costura.


Semi-acabados


Alguns dos principais produtos são blocos, tarugos ou placas.


Quais são as etapas da produção do aço?


Resumidamente, podemos dividir a fabricação do aço em quatro etapas:


  • Preparação da carga
  • Redução
  • Refino
  • Laminação


Conheça os diferenciais da Tubonasa na produção de aço!


Como podemos perceber neste artigo, o aço possui várias formas e diversas aplicações. Trata-se de um material muito utilizado no Brasil e no mundo, capaz de movimentar a economia, impulsionar a indústria e gerar empregos.


Quer conhecer mais sobre os tipos de aço e ter acesso a produtos de qualidade? Então entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.


Solicite um orçamento com a Tubonasa agora mesmo e pague de forma facilitada. Estamos presentes no mercado nacional desde 1980, oferecendo atendimento eficaz, pontualidade na entrega, alto padrão de qualidade e os melhores preços.


Somos uma empresa pioneira no segmento de distribuição de tubos em aço carbono, tubos quadrados, tubos retangulares, tubos metalon e tubos redondos, em suas mais diversas normas, para as mais diversas aplicações. Navegue pelo site e saiba mais!


TOP