Você sabe o que é ASTM?
Você sabe o que é ASTM?
ASTM International (American Society for Testing and Materials) é um órgão que tem como responsabilidade o desenvolvimento e a publicação de normas técnicas aplicadas para diversos produtos, materiais, serviços e sistemas. É equivalente à ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Criada no ano de 1898 por um grupo de cientistas e de engenheiros, a ASTM tem um papel entre os padrões de desenvolvedores nos Estados Unidos. É considerada a maior incorporadora mundial de normas.
A associação dá suporte a diversos comitês técnicos voluntários. Com milhares de membros espalhados por todo o mundo, são desenvolvidos e mantidos, de forma coletiva, mais de 12.000 normas globalmente!
Atualmente, ela conta com 143 comitês principais, e é reconhecida como líder no desenvolvimento e na publicação de normas técnicas internacionais.
Saiba mais sobre normas técnicas e entenda a sua importância na engenharia, na indústria e em outros setores do mercado!
Qual é a importância da ASTM?
A fundação do órgão foi liderada por Charles Benjamin Dudley, um químico norte-americano pioneiro na padronização na indústria. Dudley foi presidente do grupo no período de 1902-1908.
A iniciativa tem origem na análise de frequentes quebras dos trilhos de trem, no final do século XIX. Como resultado, o grupo de engenheiros e de cientistas, liderados por Dudley, elaborou uma norma para o aço utilizado nas ferrovias.
A partir de então, diversas entidades normatizadoras surgiram em países da Europa, como Alemanha, França e Grã-Bretanha.
A importância desse grupo se dá pelo seu pioneirismo na criação e na publicação de normas técnicas, a fim de estabelecer regras e diretrizes com base em rígidos padrões de qualidade, alcançados por meio de testes e experiências realizados com tecnologia de ponta.
Quais são os benefícios da ASTM?
As normas técnicas impactam nosso dia a dia, nos mais diversos momentos: seja ao beber água ou passar de carro por uma ponte que foi erguida com materiais que seguem padrões internacionais de qualidade.
Assim, a ASTM oferece uma série de benefícios:
- Certificação de qualidade, promovendo confiança e segurança;
- Alta compatibilidade;
- Desenvolvimento e pesquisa para descobertas inovadoras;
- Facilitação de comercialização e acesso ao mercado;
- Operações eficientes, seguras e com certificação internacional.
Além disso, ela é base para estudantes que pesquisam nas áreas de petróleo, ciência de materiais, energia, ambiente de construção, metais, tintas, plásticos, dentre muitos outros!
Quais são as aplicações da ASTM International?
O órgão atende a uma ampla gama de aplicações nos diversos setores do mercado, como:
- Agências de Normas Técnicas Nacionais;
- Setor industrial;
- Empresas, Universidades e Institutos de Pesquisa;
- Indústria Petroquímica;
- Governo e Defesa;
- Indústria Aeroespacial;
- Engenharia e construção;
- Química;
- Indústria Automotiva;
- Energia
Tipos de normas ASTM
fabricação de tubos de aço para aplicações diversas é regulamentada por diversas normas, que padroniza propriedades químicas e mecânicas.
Existem diversos tipos de regulamentações para produção e fornecimento de tubos de aço carbono, galvanizados ou não:
ASTM A53
Similar à norma brasileira NBR 5590, a A53 (que substituiu a A120) é aplicável em tubos de aço carbono de seção circular, com ou sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para condução de fluidos. Possui propriedades químicas e mecânicas definidas.
ASTM A 106
Esta norma se aplica a tubos de aço carbono de seção circular, com ou sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para condução de fluidos em altas temperaturas (até 470ºC).
ASTM A178
A A178 é uma norma para tubos de aço carbono de seção circular, com costura, para utilização em caldeiras, serpentinas de aquecimento, evaporadores, geradores de vapor, condensadores, pré-aquecedores e condução de gases similares, fornecidos em vários graus de matéria-prima.
Todos os materiais da A178 são submetidos ao ensaio hidrostático, durante um tempo mínimo de 5 segundos.
ASTM A214
Norma para tubos de aço carbono de seção circular, com costura, indicados para uso em trocadores de calor, condensadores, caldeiras e outros aparelhos similares de transferência de calor.
ASTM A500
Similar à norma brasileira NBR 8261, a ASTM A500 se refere aos tubos de aço carbono circulares, quadrados ou retangulares, com ou sem costura, formados a frio, destinados a aplicação em estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas.
Com soluções completas em tubo de aço, a Tubonasa conta um um amplo catálogo de produtos, todos certificados e seguindo padrões de qualidade. Acesse e confira!