Você sabe o que é ASTM?

Notícias

Você sabe o que é ASTM?
Você sabe o que é ASTM?


Você sabe o que é ASTM?



ASTM International (American Society for Testing and Materials) é um órgão que tem como responsabilidade o desenvolvimento e a publicação de normas técnicas aplicadas para diversos produtos, materiais, serviços e sistemas. É equivalente à ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Criada no ano de 1898 por um grupo de cientistas e de engenheiros, a ASTM tem um papel entre os padrões de desenvolvedores nos Estados Unidos. É considerada a maior incorporadora mundial de normas.

A associação dá suporte a diversos comitês técnicos voluntários. Com milhares de membros espalhados por todo o mundo, são desenvolvidos e mantidos, de forma coletiva, mais de 12.000 normas globalmente!

Atualmente, ela conta com 143 comitês principais, e é reconhecida como líder no desenvolvimento e na publicação de normas técnicas internacionais.

Saiba mais sobre normas técnicas e entenda a sua importância na engenharia, na indústria e em outros setores do mercado!

Qual é a importância da ASTM?



A fundação do órgão foi liderada por Charles Benjamin Dudley, um químico norte-americano pioneiro na padronização na indústria. Dudley foi presidente do grupo no período de 1902-1908.

A iniciativa tem origem na análise de frequentes quebras dos trilhos de trem, no final do século XIX. Como resultado, o grupo de engenheiros e de cientistas, liderados por Dudley, elaborou uma norma para o aço utilizado nas ferrovias.

A partir de então, diversas entidades normatizadoras surgiram em países da Europa, como Alemanha, França e Grã-Bretanha.

A importância desse grupo se dá pelo seu pioneirismo na criação e na publicação de normas técnicas, a fim de estabelecer regras e diretrizes com base em rígidos padrões de qualidade, alcançados por meio de testes e experiências realizados com tecnologia de ponta.

Quais são os benefícios da ASTM?



As normas técnicas impactam nosso dia a dia, nos mais diversos momentos: seja ao beber água ou passar de carro por uma ponte que foi erguida com materiais que seguem padrões internacionais de qualidade.

Assim, a ASTM oferece uma série de benefícios:

  • Certificação de qualidade, promovendo confiança e segurança;
  • Alta compatibilidade;
  • Desenvolvimento e pesquisa para descobertas inovadoras;
  • Facilitação de comercialização e acesso ao mercado;
  • Operações eficientes, seguras e com certificação internacional.


Além disso, ela é base para estudantes que pesquisam nas áreas de petróleo, ciência de materiais, energia, ambiente de construção, metais, tintas, plásticos, dentre muitos outros!

Quais são as aplicações da ASTM International?



O órgão atende a uma ampla gama de aplicações nos diversos setores do mercado, como:

  • Agências de Normas Técnicas Nacionais;
  • Setor industrial;
  • Empresas, Universidades e Institutos de Pesquisa;
  • Indústria Petroquímica;
  • Governo e Defesa;
  • Indústria Aeroespacial;
  • Engenharia e construção;
  • Química;
  • Indústria Automotiva;
  • Energia



Tipos de normas ASTM



fabricação de tubos de aço para aplicações diversas é regulamentada por diversas normas, que padroniza propriedades químicas e mecânicas.

Existem diversos tipos de regulamentações para produção e fornecimento de tubos de aço carbono, galvanizados ou não:

ASTM A53



Similar à norma brasileira NBR 5590, a A53 (que substituiu a A120) é aplicável em tubos de aço carbono de seção circular, com ou sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para condução de fluidos. Possui propriedades químicas e mecânicas definidas.

ASTM A 106



Esta norma se aplica a tubos de aço carbono de seção circular, com ou sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para condução de fluidos em altas temperaturas (até 470ºC).

ASTM A178



A A178 é uma norma para tubos de aço carbono de seção circular, com costura, para utilização em caldeiras, serpentinas de aquecimento, evaporadores, geradores de vapor, condensadores, pré-aquecedores e condução de gases similares, fornecidos em vários graus de matéria-prima.

Todos os materiais da A178 são submetidos ao ensaio hidrostático, durante um tempo mínimo de 5 segundos.

ASTM A214



Norma para tubos de aço carbono de seção circular, com costura, indicados para uso em trocadores de calor, condensadores, caldeiras e outros aparelhos similares de transferência de calor.

ASTM A500



Similar à norma brasileira NBR 8261, a ASTM A500 se refere aos tubos de aço carbono circulares, quadrados ou retangulares, com ou sem costura, formados a frio, destinados a aplicação em estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas.

Com soluções completas em tubo de aço, a Tubonasa conta um um amplo catálogo de produtos, todos certificados e seguindo padrões de qualidade. Acesse e confira!










TOP