Saiba o que são tubos estruturais e quais as suas aplicações!

Notícias

Saiba o que são tubos estruturais e quais as suas aplicações!
Saiba o que são tubos estruturais e quais as suas aplicações!


Saiba o que são tubos estruturais e quais as suas aplicações!




Essenciais em projetos que exigem estruturas de alto padrão de qualidade, os tubos estruturais são utilizados para diversas finalidades. Disponíveis em diferentes formatos geométricos (fabricados em seções quadradas, circulares e tubos retangulares), são recomendados para atender, de forma rentável, a altas solicitações de cargas axiais, torção e efeitos combinados.




Os tubos estruturais de aço são conhecidos por sua versatilidade, leveza e resistência. O aço é a mais versátil e a mais importante das ligas metálicas, atendendo às mais diversas aplicações, em diferentes segmentos do mercado.



Se você tem um projeto e está em busca de um bom custo/benefício sem abrir mão da qualidade, acompanhe este post e saiba mais sobre os tubos estruturais!



O que são tubos estruturais?




São estruturas de alta resistência mecânica, elevada tenacidade e resistência à tração e à corrosão, capazes de suportar condições operacionais adversas. Os tubos estruturais são altamente resistentes mesmo quando expostos às atmosferas industrial, urbana, rural e marinha.



Quais são suas aplicações?



Em razão de suas características (alta versatilidade, leveza, resistência e facilidade de manutenção), esses tubos são amplamente aplicados em obras de grande porte, como:


  • Construção civil (pontes, torres de transmissão etc.);
  • Indústria naval e automobilística;
  • Instalações offshore e plataformas de petróleo;
  • Estádios de futebol e complexos esportivos;
  • Manipulação de materiais;
  • Fabricação de veículos rodoviários e ferroviários;
  • Indústria da construção em aço;
  • Estruturas metálicas e coberturas, andaimes, colunas e estacas de fundação;
  • Edificações industriais, comerciais e residenciais;
  • Shopping centers e centros comerciais;
  • Aeroportos;
  • Passarelas;
  • Instalações desportivas e de exposições;
  • Galpões;
  • Centros de distribuição;
  • Obras de mobilidade urbana.



Quais são as vantagens dos tubos estruturais?




Leves, versáteis, dinâmicos e resistentes, os tubos estruturais de aço resistem à solicitações de carga por um longo tempo de uso, tendo uma boa vida útil, além de conferir uma estética atraente no local de instalação.



Outro grande diferencial dos tubos estruturais é a sua facilidade de trabalho em construções. Quando utilizado, reduz significativamente os prazos de construção, uma vez que simplifica e agiliza serviços de manutenção e diminui os custos. São inúmeras vantagens que esses tubos oferecem:



Alta resistência




A resistência máxima à compressão e à torção é uma das principais características dos tubos estruturais. Por isso, são classificados como itens de estruturação de obras.



Estética moderna e atraente




Esses tubos podem possuir diversos formatos: retangular, redondo e tubos quadrados. Com a variedade de formas geométricas, conferem um visual contemporâneo e arrojado tanto na arquitetura de construções quanto em projetos de arquitetura contemporânea. Toda construção recorre ao uso desses tubos sob forma de treliças espaciais, vigas treliçadas etc.



A estética hipermoderna e atraente ajuda a valorizar o espaço, além de oferecer uma funcionalidade: esse tipo de estrutura propicia maiores vãos livres no ambiente, reduzindo o número de pilares.



Uniformidade




A excelente uniformidade dos tubos estruturais oferece boas características mecânicas e dimensionais, facilitando a aplicação do material em obras gerais. Suas superfícies são totalmente lisas, sem qualquer canto vivo ou ângulo. Assim, a pintura e a sua manutenção são extremamente práticas, e com um resultado visual diferenciado.



Redução de custos




A grande redução de custos nos projetos que utilizam tubos estruturais ocorre graças às operações tecnológicas com essa estrutura serem muito facilitadas e, consequentemente, mais baratas.  Além disso, a sua manutenção é simples e ajuda a equilibrar o orçamento.



Os tubos facilitam a administração em razão de um sistema de montagem industrial de alta precisão, reduzindo desperdícios de uma forma significativa.



Produto sustentável e reutilizável




A sustentabilidade tem pautado a forma como consumimos, e pensar nas consequências que certas substâncias podem impactar no meio ambiente é essencial.



O aço é um dos materiais mais recicláveis que existe no mercado. Não contribui com emissão de gases do efeito estufa e, como os tubos estruturais são de fácil montagem e desmontagem, podem ser facilmente reutilizados para outros fins, como em obras em outros locais.



Alta Consistência




Os tubos estruturais são altamente resistentes ao fogo, sendo recomendáveis quando comparados aos demais materiais, uma vez que oferecem maior segurança.



Na construção civil, essas estruturas podem ser preenchidas por concreto, o que garante um reforço na resistência em termos de combate a incêndios.



Como têm as superfícies completamente lisas, sem cantos e cavidades, os tubos estruturais proporcionam maior estabilidade quando submetidos às correntes de ar e de água. Assim, garantem maior proteção a qualquer tipo de projeto ou obra.



Para assegurar alto padrão de qualidade em diferentes operações, é fundamental investir em produtos comprovadamente eficazes e dentro das normas exigidas. No site da Tubonasa você encontra tubos estruturais de aço para seu projeto, com o melhor custo/benefício do mercado.











TOP