O que são tubulações industriais e quais são suas aplicaç
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br

Notícias / O que são tubulações industriais e quais são suas aplicações?

O que são tubulações industriais e quais são suas aplicações?

O que são tubulações industriais e quais são suas aplicações?

As tubulações industriais são um conjunto de tubos, de válvulas e de conexões voltado para o processo industrial, especialmente na distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos industriais em geral. Os tubos e conexões industriais mais utilizados são constituídoss de materiais ferrosos, como o tubo de aço carbono.

As tubulações industriais são amplamente utilizada em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluidos de uma bomba para o reservatório. Dividida em dois tipos, este conjunto de acessórios e tubos desempenha um papel essencial no dia a dia das indústrias.

Com o avanço da tecnologia, houve um aprimoramento na fabricação das tubulações industriais. Isso resultou no aumento do potencial técnico das estruturas, principalmente em operações que necessitam do transporte de fluidos líquidos e gasosos.

Saiba quais são os tipos de tubulação industrial, quais são suas vantagens e diferenciais aqui nesse post!

Tipos de tubulações industriais

Existem dois tipos de tubulações industriais. A primeira se refere às tubulações que ficam no interior das instalações industriais, como tubulações de processo, de utilidades, de instrumentação e de transmissão hidráulica e de drenagem.

Por outro lado, o segundo tipo diz respeito às tubulações instaladas na parte exterior das instalações industriais, como tubulações de transporte de drenagem e de distribuição e coleta.

Além disso elas também variam de acordo com o formato, sendo possível encontrar tubos redondos industriais, tubos quadrados e retangulares.

Tubulações industriais devem seguir normas regulamentadas pelos órgãos competentes para garantia da segurança das operações da indústria. Algumas das utilizações frequentes são os Tubos DIN 2440 e Tubos Schedule.

A importância do tubo de aço carbono nas tubulações industriais

O tubo de aço é tão importante que representa cerca de 90% das tubulações industriais, as quais utilizam tubos e conexões industriais para realizar o transporte de água, óleos, gases, substâncias químicas e misturas com partículas em suspensão.

Atualmente, é possível encontrar uma ampla gama de materiais que conta com características técnicas específicas e para as mais variadas aplicações. O aço carbono oferece diversas vantagens, além de total versatilidade.

Tubos de aço com ou sem costura?

Os tubos encontrados nas tubulações industriais são divididos em duas categorias: com costura e sem costura. Os tubos de aço com costura são os mais populares do mercado em função de seu custo/benefício. Eles são feitos a partir de uma chapa de metal. Por outro lado, os sem costura dependem de cilindros que são aquecidos e ficam ocos para serem perfurados depois.

Além disso, o tipo sem costura não passa por qualquer tipo de soldagem. Por esse motivo, favorece a condução de outros materiais que funcionam através de pressão.

Este modelo garante total utilidade em projetos de tubulações industriais que demandam precisão e confiança, como na aplicação de óleo ou de vapor pressurizados para gerar grandes esforços, como é o caso de elementos como pistões hidráulicos e caldeiras.

Cada categoria passa por diferentes processos de fabricação:

Tubos sem costura: Laminação, extrusão e fundição

Os tubos sem costura são usados em diferentes metragens, como componentes de transmissão em aplicações como oleodutos e ferramentas de perfuração que não passam por processo de soldagem. O processo de fabricação pode ser realizado de três maneiras: Laminação, Extrusão e Fundição.

A laminação é voltada para tubos grandes diâmetros. O tubo é formado quando o material é “empurrado” por cilindros que rotacionam.

Na extrusão, a peça é “empurrada” contra uma matriz conformadora. Ela é mais empregada para tubos com pequenos diâmetros.

Os processos de fundição são processos onde o material é despejado em moldes, onde ele se solidifica adquirindo o formato do molde.

Tubos com costura: longitudinal e espiral

Os tubos com costura são fabricados por processo de soldagem, que pode ser realizado de dois modos: longitudinal e espiral. O processo longitudinal é o mais utilizado, e é feito ao longo de uma geratriz do tubo.

Na solda em espiral, a matéria-prima é uma bobina para todos os diâmetros, desde tubos pequenos a tubulações de  grande porte.

Quais são as vantagens dos tubos de aço carbono para as tubulações industriais?

  • Fácil de soldar;
  • Aplicação diversificada;
  • Representa 90% das tubulações industriais;
  • Fácil conformidade;
  • Alta qualidade mecânica.

Vale ressaltar que, somente a aplicação de recursos de alta qualidade e dentro das normas exigidas não é o suficiente. É indispensável que os tubos, conexões e demais dispositivos também sejam instalados de forma adequada. Assim, é possível assegurar a instalação eficiente das tubulações industriais, de fácil manutenção e sob medida para atender a diversas frentes.

Dê preferência a empresas confiáveis e com tradição do segmento. A Tubonasa é referência no mercado e fabrica tubos de aço de alta qualidade e que podem ser usados nas tubulações industriais. No site você encontra tubo galvanizado, tubo Schedule e muito mais, confira o catálogo de tubos!

Agora que você sabe quais são as diferenças entre os tubos de aço com e sem costura e como ambos são essenciais nas tubulações industriais, será mais fácil escolher o produto ideal para seu projeto de médio ou grande porte!


VEJA TAMBÉM!

Funcionário com capacete inspecionando tubos de aço para construção civil

Tubos de aço para construção civil, aplicações e onde comprar

Quer saber tudo sobre os tubos de aço para construção civil e...

Crescimento da Tubonasa é destaque na revista Corte & Conformação

Crescimento da Tubonasa é destaque na revista Corte & Conformação

Fonte: Revista Corte & Conformação - Tubotech - Junho/2012 - Página 81...

Aplicações gerais dos tubos, muito além que se imagina

Aplicações gerais dos tubos, muito além que se imagina

Às vezes a gente nem para pra prestar atenção, mas a nossa...

Qual a diferença do metalon para o ferro?

Qual a diferença do metalon para o ferro?

Ferro e metalon são dois tipos de materiais muito usados na engenharia,...

FALE CONOSCO!