Home // Notícias // O que é o processo de Galvanização?

 

Notícias

Acompanhe as últimas notícias
da nossa empresa

O que é o processo de Galvanização?




Galvanização é o nome dado ao processo de revestimento de um metal por outro mais nobre com o objetivo de evitar a corrosão ou aprimorar sua aparência.


O ferro e o aço são exemplos de materiais muito utilizados na indústria e na produção de inúmeros produtos. No entanto, é comum que os materiais feitos a partir do aço ou do ferro fiquem enferrujados com o tempo, devido a diversos fatores químicos ou físicos. Agentes naturais, como oxigênio e a água, contribuem bastante para a corrosão dos objetos de aço.


Para evitar prejuízos econômicos e até mesmo danos ambientais causados por peças enferrujadas ou oxidadas, o processo de galvanização é de extrema relevância e muito eficiente. Neste artigo, vamos falar de forma mais detalhada sobre esse assunto tão importante para diversos segmentos.


Importância da galvanização: como ocorre a corrosão?


Para você entender melhor, a ferrugem se forma a partir da oxidação do ferro metálico (Fe) a cátion ferro (Fe2+) na presença do oxigênio e da água. O ferro e a maioria dos metais, exceto o ouro e platina, têm forte tendência a oxidar com o passar do tempo.


Este fenômeno interfere na durabilidade de tubulações, máquinas, equipamentos, estruturas de construções, edifícios, pontes, grades, viadutos etc. Com isso, o processo de corrosão também pode colocar em risco a vida das pessoas e a infraestrutura das cidades. Sem falar no aumento da demanda para a produção de novos materiais metálicos, que favorece a exploração de minérios e gera grandes gastos de energia.


Nesse sentido, fica fácil compreender por que a processo de galvanização é extremamente relevante para os metais.


Como acontece o processo de galvanização?


O processo de galvanização ocorre por meio de uma interação metalúrgica entre o aço e o zinco, no qual uma camada especial de zinco é formada sobre o aço, impedindo o contato do material com o ambiente.


Após essa técnica, o aço fica mais protegido da corrosão e consegue aguentar com mais facilidade adversidades relacionadas a mudanças climáticas ou à ação do tempo.


Benefícios da galvanização


Você sabia que a galvanização existe no ramo industrial há mais de um século? Sendo assim, suas vantagens já foram mais que comprovadas e continuam sendo de extrema relevância por diferentes motivos, entre eles:


  • Mais resistência e força para durar várias gerações


Com estruturas de aços mais resistentes e protegidas, haverá redução de gastos com manutenção. Isso porque os equipamentos galvanizados têm vida útil mais elevada e resistem melhor ao desgaste. Sem dúvidas, é uma escolha bem mais econômica e com melhor custo benefício.


  • Aumento da durabilidade e da vida útil dos equipamentos de aço


Como já mencionamos, a durabilidade dos equipamentos galvanizados é muito maior do que a dos não galvanizados. Vale lembrar que o material que passou pelo processo de galvanização apresenta uma maior resistência contra danos mecânicos durante as etapas de manuseio, transporte, instalação e estocagem.


  • Mais sustentabilidade e uso eficiente dos recursos naturais


Mesmo após muitos anos de uso, o equipamento galvanizado pode ser completamente reciclado em uma nova fusão, sem ter qualquer resquício de ferrugem. Isso reduz os impactos ambientais e estimula o uso eficiente das matérias-primas.


  • Rapidez no processo de galvanização


A galvanização por imersão a quente consegue revestir um material por completo em pouquíssimos minutos. Logo depois disso, o material já está pronto para o uso.


  • Versatilidade e eficiência para diversos setores


Outra vantagem é que a galvanização pode ser utilizada para diversos segmentos, incluindo: construção civil, indústria automobilística, agropecuária, armazenagem, transporte, serralheria, estruturas metálicas, oficinas, entre outros.


Qualidade comprovada em produtos de aço é na Tubonasa!


Agora que você já entendeu como funciona e para que serve a galvanização, que tal conhecer melhor os diferenciais da Tubonasa? Somos uma empresa com experiência comprovada no segmento industrial e com as mais variadas soluções em tubos de aço. Todos os produtos possuem alto padrão de qualidade e passam por intensos processos técnicos, como a galvanização, que garantem maior durabilidade.


A empresa também segue padrões internacionais de armazenagem e manuseio, proporcionando aos clientes produtos livres de amassamentos, oxidações ou empenamentos.


Quer saber mais sobre a Tubonasa?


Oferecemos pagamento facilitado por meio do cartão do BNDES e garantimos pontualidade na entrega para diferentes regiões do Brasil. Entre em contato agora mesmo e receba um atendimento diferenciado. Nossa equipe de profissionais técnicos também está sempre à disposição para tirar suas dúvidas sobre o seu pedido. Fale conosco e peça o seu orçamento


 



COMPARTILHE



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Decisão dos EUA sobre tubos de aço atinge europeias

Autoridades comerciais dos Estados Unidos decidiram não impor tarifas sobre as importações da Coreia do Sul Tubos de aço: fabricantes sul-corea

Leia mais

Qual a diferença entre aço e metalon?

O metalon é um tipo de tubo de aço comum bastante usado na construção, na arquitetura e na indústria, podendo ser fabricado em diferentes formatos e com acabamento diferenciado

Leia mais

Onde usar grades de Metalon?

As grades de metalon são bastante versáteis e podem ser usadas para diversas finalidades, incluindo: portas, portões, janelas, varanda, casas, muro, sacadas, pátio e muitos outros. Neste artigo, você vai saber mais sobre as grades de Metalon e suas mais variadas funções.

Leia mais
news

inscreva-se em nossa

newsletter

Fique por dentro de nossas novidades