Tubo de aço galvanizado: o que é e aplicações

Notícias

Tubo de aço galvanizado: o que é e aplicações
Tubo de aço galvanizado: o que é e aplicações


 



O tubo de aço galvanizado, fabricado sob rígidos padrões de segurança regulamentados por órgãos fiscalizadores, é sinônimo de eficiência e alta qualidade. Utilizado em diversos setores e com múltiplas aplicações, oferece versatilidade e ótimo custo/benefício. O aço galvanizado é um produto que passa pelo processo de galvanização - o ato de revestir o aço com uma camada de zinco bem fina, a fim de potencializar sua resistência anticorrosiva.

Atualmente, existem diferentes tamanhos de tubo galvanizado, além de particularidades em relação ao processo de galvanização. O tubo de aço galvanizado a quente (recomendado para condução de fluidos e gases em geral como a água, os óleos e ar-condicionado) consiste na galvanização total do material, por meio da imersão do produto em zinco, conforme a norma NBR 5580

Por outro lado lado, o aço galvanizado a frio é indicado para estruturas metálicas como os alambrados e os andaimes (que não transportam fluidos). Seu processo de fabricação é por meio do choque eletrostático, no qual o zinco só se fixa em sua parte externa. Saiba mais sobre o produto e as suas principais aplicações.



Principais aplicações do tubo galvanizado



As estruturas empresariais e de construção civil do século XXI são marcadas pela necessidade de durabilidade e, principalmente, de rigidez para dar origem a projetos de engenharia eficazes.

Partindo disso, no cenário industrial, os tubos galvanizados se apresentam como opções ideais para a condução de fluídos e ainda para as empreiteiras de construção e para a instalação de postes públicos ou construtoras em geral. Veja abaixo algumas aplicações:



Usinas de açúcar e álcool



O segmento sucroalcooleiro se beneficia com a instalação de tubos de aço galvanizados em sistemas de transferência de líquidos e grânulos. Isso porque tais estruturas possuem a característica de elevada resistência à corrosão mesmo com a passagem de fluídos agressivos.



A facilidade de limpeza e a eficiência em troca térmica são outros pontos positivos proporcionados pelos tubos de aço galvanizados em usinas de açúcar e álcool, que agregam vantagem em seus sistemas de cozimento e evaporação.



Indústrias químicas e petroquímicas



Este é outro setor onde os tubos galvanizados são amplamente utilizados. Mais uma vez, suas propriedades anticorrosivas garantem a segurança dos fluidos que passam em seu interior. Ademais, a baixa rugosidade da estrutura evita a formação de incrustações.



Segundo as diretrizes técnicas e normativas da fabricação de tubos de aço, tais equipamentos são elaborados para processamento, para transporte e para a manipulação de substâncias químicas sem redução de sua vida útil. É importante, no entanto, certificar se o fabricante faz a produção dos tubos de aço dentro do conjunto de normas que padronizam a qualidade



O que é metalon galvanizado?



O metalon é a designação atribuída a um tubo de aço carbono comum, com costura, e formato quadrado ou retangular. Todas as regras gerais e normas válidas para tubos quadrados e retangulares são aplicadas ao produto. Pode ser utilizado em estruturas leves, como portões ou na indústria química. Quando a estrutura possui revestimento de zinco, trata-se de um metalon galvanizado.

Material de alta resistência e bastante popular na construção civil ou para o desenvolvimento de infraestrutura industrial, o metalon é um dos materiais mais utilizados para quem busca um produto de alta qualidade em seus projetos.



Seu processo de produção, por meio da fundição, possibilita formatos bem definidos, o que dá boa rigidez e acabamento ao material. Além disso, é um material que resiste bem à umidade e à deterioração do tempo. Leve e de alta longevidade, o metalon galvanizado  é antioxidante, anticorrosivo e de fácil higienização.



Qual a diferença entre o aço carbono e o aço galvanizado?



Há diversos tipos de aço no mercado e cada um deles possui características diferenciadas e pode ser usado para fins variados. O aço de carbono é uma liga metálica, composta por ferro e carbono e bastante suscetível à corrosão (ferrugem). Esse tipo de aço é formado pela liga de ferro com carbono, na qual o teor de carbono é inferior a 2,11%.



Já o aço galvanizado é composto por uma mistura robusta do aço líquido com uma solução pelo menos 10% de cromo, oferecendo alta resistência à corrosão.



Ambos são amplamente utilizados na indústria e em outros segmentos, no entanto, o aço galvanizado proporciona maior durabilidade por suas propriedades anticorrosivas. A camada de zinco auxilia a poupar recursos naturais como o minério de ferro e também energia, prolongando a longevidade do produto.



O aço galvanizado enferruja?



Não, pois o aço que passa pelo revestimento de zinco possui uma barreira isolante e anti corrosiva, impedindo o surgimento de ferrugem, de produtos de reações químicas ou eletroquímicas submetidas a diversos fatores climáticos.



Porém, vale ressaltar que a estrutura não é recomendada para regiões litorâneas, uma vez que não resistem à maresia e acabam enferrujando de fato.



Tubo de aço galvanizado: vantagens



O tubo de aço galvanizado é submetido a diversos testes como o sopro de vapor, que garante a adesão do zinco ao material, além dos testes Eddy Current e de pressão hidrostática.



Além da reconhecida resistência a materiais corrosivos e abrasivos, o tubo galvanizado possui excelente relação custo-benefício e é adaptável à cada fase da produção industrial. Dessa forma, as empresas podem utilizá-lo em grandes sistemas operacionais, mesmo que haja diferentes setores de fluidos.



Os produtos são adquiridos com certificado de qualidade, que garantem a durabilidade e conferem segurança para a indústria na qual serão utilizados. Por fim, os tubos galvanizados podem ser reciclados com facilidade, junto a outras sucatas de aço, sem agredir o meio ambiente.



O tubo de aço galvanizado é fornecido em barras com 6 metros de comprimento e dependendo da finalidade, das necessidades e das especificações dos clientes, podem ou não conter roscas nas pontas.



Outros benefícios aço galvanizado



-      Prazo curto na fabricação de peças, com tempo médio de aproximadamente 30 dias e mais 15 dias para montagem
-      As estruturas já chegam montadas, facilitando e agilizando o processo de montagem de forma geral
-      Evita o desperdício e exige menor quantidade de operários para transporte
-      Fácil de armazenar (não ocupa muito espaço)
-      Versatilidade
-      Fácil de limpar
-      A galvanização eletrolítica garante um brilho especial e proteção contra a ferrugem



É possível galvanizar tubos de aço?



A alta aplicabilidade e durabilidade do tubo de aço galvanizado é alguns de seus maiores diferenciais. Um dos materiais mais vendidos em todo o Brasil, o aço possui inúmeros tipos e geometrias.



A Tubonasa, que atua no mercado de tubos em geral desde 1980, sabe da importância da durabilidade nas aplicações industriais e maquinários. Aqui você pode optar por galvanizar os tubos. Todos os produtos são certificados e cumprem com todas as normas técnicas estabelecidas pelo segmento. Solicite um orçamento agora mesmo!


TOP