Tubo DIN 2440: entenda suas funcionalidades

Notícias

Tubo DIN 2440: entenda suas funcionalidades

Tubo DIN 2440: entenda suas funcionalidades




De forma resumida, podemos entender o Tubo DIN 2440 como um tubo de aço carbono com costura. Ele pode ser um tubo preto ou galvanizado, com pontas lisas, biseladas ou com roscas bsp ou npt.


O padrão de comprimento mais comum dos Tubos DIN 2440 são 6 metros, mas há outros comprimentos sob consulta ou encomenda. Na maioria dos casos, eles são utilizados na condução de água, óleo, ar comprimido, gás e fluidos com baixa pressão. Nestes casos, é importante que o tubo seja galvanizado para garantir eficiência e durabilidade.


Para o caso de eletrodutos, o tubo pode ser do tipo preto. Geralmente, a condução de fios ocorre em instalações industriais, comerciais ou em empreendimentos da construção civil. Seja qual for a finalidade, os tubos DIN 2440 são uma boa escolha.


Tubo quadrado DIN 2440: quais as vantagens?



Esse tipo de tubo tem como vantagem o fato de não agredir o meio ambiente. Sua fabricação é feita de acordo com as principais exigências dos órgãos reguladores.


Listamos abaixo algumas das vantagens do Tubo DIN 2440 para você entender melhor.


1- Por ser um produto feito de um material com custo relativamente baixo e com durabilidade satisfatória, esse tipo de tubo tem excelente custo-benefício. Quando o tubo é galvanizado, sua resistência e durabilidade são ainda maiores, necessitando de pouquíssima ou quase nenhuma manutenção. Caso seja necessário fazer algum tipo de reparo, o custo costuma ser baixo.


2- Como já dissemos, o tubo DIN 2440 tem ótimo custo-benefício e apresenta retorno de capital rápido graças ao baixo custo de investimento e rapidez nas instalações.


3- Resistência é um ponto forte dos tubos DIN 2440. Isso porque o aço carbono é uma matéria-prima de difícil corrosão, mesmo quando exposto a situações adversas, como sol, chuva e umidade.  Na versão galvanizada, então, sua durabilidade é ainda maior. Vale a pena investir!


Normas e medidas do Tubo DIN 2440


Em primeiro lugar, é necessário saber que o tubo DIN 2440 tem suas normas estabelecidas na NBR 5580.


As medidas padrão deste tipo de tudo possuem mais de 40 opções, entre 1/8” e 6” de diâmetro externo. Nas categorias leve, sua espessura fica entre 1,80 mm e 3,75 mm.


Na classe mediana, a espessura pode variar entre 2,00 mm e 5,00 mm. Já a categoria pesada, que requer mais resistência, sua espessura de parede pode ficar entre 2,65 mm e 5,60 mm.


Dependendo da aplicação, estes tubos podem ser roscados ou galvanizados. Eles chegam ao consumidor em barras padrão de 6 metros e com a rebarba interna removida.


Para os casos em que o cliente necessita de um modelo diferente, é necessário consultar as normas técnicas para entender as possibilidades e restrições. Vale lembrar que eles podem ser com rosca ou ponta lisa.


Em resumo, essas são as especificações do Tubo DIN 2440


  • Tubos de aço carbono de seção circular, para usos comuns na condução de fluidos não-corrosivos
  • Fornecidos nas classes L (Leve), M (Médio) e P (Pesado); com solda longituDINal por alta frequência, com ou sem revestimento de zinco;
  • Possui propriedades químicas e mecânicas definidas;
  • Todos os tubos de aço carbono fornecidos nesta norma devem ser submetidos ao ensaio de pressão hidrostática, de 5 MPa durante um tempo mínimo de 5 segundos.



Qual a diferença entre DIN 2440 e tubo schedule NBR 5590?


Diferentemente do DIN 2440, que é utilizado na condução de quaisquer líquidos não corrosivos (água, óleo etc), o tubo Schedule é um tubo de aço carbono indicado para a condução de fluidos com exigências específicas de pressão, de temperatura ou com características corrosivas, servindo para aplicações com fins mecânicos e usinagem em geral.


Melhor preço e qualidade comprovada é na Tubonasa!



Você sabia que a Tubonasa é referência em produtos de qualidade e clientes satisfeitos? Isso porque somos uma empresa com experiência comprovada no segmento industrial e oferecemos diversas soluções em tubos de aço. Tudo com o melhor custo-benefício para você!


Nossos produtos possuem alto padrão de qualidade e passam por processos técnicos rigorosos para garantir a maior durabilidade e eficiência.


Sempre preocupada com as melhores práticas do mercado, a Tubonasa também segue padrões internacionais de armazenagem e manuseio, proporcionando aos clientes produtos livres de amassamentos, oxidações ou empenamentos.


Encomende os seus tubos de aço e conte com a gente!


Além do tubo DIN 2440, a Tubonasa trabalha com outros modelos de produtos. Navegue pelo nosso site e confira as opções disponíveis.


Caso o produto desejado não esteja no estoque, é só falar com a gente e fazer a sua encomenda com total facilidade. Garantimos o melhor custo-benefício para você!




TOP