Estruturas mais resistentes e dinâmicas, geralmente vistas em galpões ou grandes construções,...
Você sabia que o tratamento térmico modifica as propriedades físicas e mecânicas do aço, por meio de processos nos quais os metais são aquecidos e resfriados em condições diversas?
Esse processo é fundamental na indústria metalúrgica, uma vez que ajuda a melhorar as propriedades de peças metálicas de aplicações diversas — e essa é só uma das vantagens do tratamento.
Podendo ser de aquecimento ou de resfriamento controlado, além de garantir maior durabilidade para os itens, a depender do projeto em que ele será incorporado, um metal tratado de forma térmica ainda mantém a sua forma final sem alterações.
Não sabe como funciona esse processo e nem quais são seus principais benefícios? A gente te explica!
Sua especialista em tubos de aço carbono, a Tubonasa, traz aqui um conteúdo especial acerca do tratamento térmico dos aços, além dos seus principais tipos.
Para entender melhor para que serve o tratamento térmico e quais os proveitos disso em uma obra, acompanhe nosso guia completo!
Boa leitura.
Processos de tratamentos térmicos são definidos como ações de aquecimento e resfriamento de peças de aço.
Aqui, a depender da finalidade do item, a peça vai ser submetida a condições específicas de temperatura e resfriamento controlados, além de velocidade e atmosfera, com o objetivo de alterar suas características originais.
Assim, a peça de aço vai adquirir outras propriedades, que serão úteis conforme a demanda na qual ela será inserida.
Com uma pequena distinção quando comparado ao térmico, o tratamento termoquímico também trabalha com aquecimento e resfriamento das peças.
Porém, além dessa etapa, o tratamento termoquímico também modifica a composição química da camada superficial da peça, como a sua nomenclatura sugere.
Esses tratamentos podem ser de:
– nitruração;
– nitretação;
– boretação;
– cianetação;
– cementação;
– carbonitretação.
Existem uma série de aplicações do tratamento térmico dos metais, mas três direcionamentos principais são as mais utilizadas na indústria.
Os aços são tratados para três finalidades:
– amolecer, ou seja, reduzir a dureza e melhorar a tenacidade;
– endurecer, para aumentar a resistência mecânica;
– modificar propriedades do material, maximizando a vida útil do aço e outras propriedades.
Ainda, o processo de tratamento térmico do metal serve para:
– reduzir a dureza;
– melhorar a usinabilidade;
– ajustar a textura bruta de fusão;
– alterar características elétricas e magnéticas;
– modificar propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, entre outras;
– remover gases e tensões decorrentes de tratamentos mecânicos a frio ou a quente;
– eliminar efeitos de tratamentos térmicos ou mecânicos aos quais o aço tenha sido submetido previamente.
Como mencionamos, existem diversas formas de realizar processos de tratamentos térmicos de metais diversos, da mesma maneira como se categoriza o tratamento termoquímico.
Cada um desses tipos conta com uma operação com resultados diferentes, e a sua aplicação vai depender do objetivo final com determinada peça de metal.
Confira abaixo as principais formas de aquecimento e resfriamento de metais:
Este processo de tratamento térmico, empregado em aços não ligados ou de baixo carbono, utiliza camadas de carbono e nitrogênio de pequena a média profundidade (entre 0,05 e 0,60 mm).
Ainda, a carbonitretação ocorre em temperaturas entre 800°C e 880°C.
Nesse tipo de tratamento, o aço vai ser aquecido a uma temperatura que pode passar dos 500 ºC, em associação com o gás nitrogênio.
A aplicação desse gás no processo de nitretação vai conferir à peça uma camada elevada de dureza, trazendo maior resistência ao item
Logo, seu principal objetivo é fornecer aço com dureza de alto nível, que pode ser um fator fundamental para determinadas aplicações industriais ou da construção civil.
Têmpera é um processo obtido em temperaturas diferentes: este processo aumenta a dureza e resistência do aço e se dá em duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido.
Em suma, existem dois tipos de têmpera, conferindo princípios e variações distintas para a aplicação desse tipo de tratamento térmico.
Neste tratamento térmico, o aquecimento é superior a 727ºC e, na segunda etapa da têmpera, ocorre o resfriamento brusco em água ou óleo.
Confira as definições logo abaixo:
Essa é uma forma de tratamento para aços que possuem alto teor de carbono, e que tem como objetivo se tornar uma peça com dureza mais baixa — as denominadas bainitas.
Aqui, o metal é aquecido ao nível acima da zona crítica, e depois resfriado em duas etapas.
Também conhecida como têmpera interrompida, a martêmpera é uma modalidade de tratamento para aços de alta liga.
O objetivo desse processo é garantir uma peça de aço na sua fase de martensita, e que possua uniformidade de grãos.
Este tratamento térmico permite enriquecimento com carbono da superfície de um aço de baixo carbono.
A cementação é feita a gás, líquidos e outras substâncias.
O alívio de tensão ajusta discordâncias decorrentes de processos anteriores, que alteram a microestrutura do aço e comprometem macro tensões de natureza elástica, uma vez que a peça pode empenar, torcer ou até trincar.
Este processo ocorre na fase inicial do recozimento térmico, que veremos alguns tópicos adiante.
A temperatura se dá entre 600°C e 680°C, e o resfriamento deve ocorrer lentamente.
Facilitador para a usinagem de peças, a normalização diminui a granulação do aço, refinando sua estrutura e conferindo melhores propriedades quando comparado ao recozimento.
Este processo é realizado em duas etapas: aquecimento em atmosfera controlada e resfriamento ao ar.
O tratamento térmico recozimento consiste no aquecimento uniforme do aço a uma temperatura superior à zona crítica (acima de Ac₃), seguido por um resfriamento gradativo.
Este procedimento tem como finalidade restaurar as propriedades alteradas por um tratamento mecânico ou térmico anterior, refinando as estruturas brutas de fusão.
A temperatura de recozimento varia de acordo com a composição química do material, de 20 a 50 ºC.
Este processo tem como objetivo aumentar a tenacidade do aço, modificando sua estrutura, e é realizado para atender especificações de dureza do metal.
O beneficiamento ajusta o aço como parte de um conjunto de peças, conferindo maior tenacidade à estrutura.
Este procedimento ocorre nas etapas de têmpera e revenimento.
Neste tratamento, o aço é aquecido até dissolver um ou mais elementos de liga, e é temperado em seguida, para que estes elementos se mantenham em estado sólido, aumentando a dureza e a resistência mecânica do alumínio nas ligas.
Esse é um outro nome para o recozimento térmico, e é importante listar esse processo como parte dos tratamentos térmicos disponíveis no mercado justamente para evitar confusões na hora de solicitar orçamentos e contratar serviços.
O envelhecimento, como o outro tratamento similar, é feito com o aquecimento da peça de metal, em uma baixa temperatura (para os padrões de tratamento) por um longo período.
Aqui, as peças apresentam um resultado que conferem a elas muito mais qualidade.
Geralmente associado ao aumento da resistência do metal, o tratamento em caráter térmico é um processo que também melhora a usinabilidade e a conformabilidade do material.
Além disso, ele é capaz de restaurar a ductilidade após resfriamento.
Assim, o tratamento térmico pode auxiliar outros processos de fabricação e também otimizar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou modificando outras propriedades.
Os aços são adequados para o tratamento térmico, visto que reagem bem a cada um deles, e seu uso comercial oferece um ótimo custo-benefício!
E então, agora está tudo certo acerca do que é o tratamento térmico para peças de metal variadas, bem como a sua aplicação e vantagens diversas?
Esse procedimento mudou completamente a forma como as peças de metal são fabricadas e aplicadas nos mais variados tipos de projetos e nas mais diversas segmentações, desde a indústria até a construção civil.
Por isso, é completamente comum ver aços tratados de forma térmica em obras no geral.
Considerando que os itens passam a ter muito mais qualidade, durabilidade e resistência, o tratamento feito em modalidades térmicas se torna indispensável para que a sua obra seja um empreendimento de qualidade e segurança!
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você — não deixe de compartilhar com outras pessoas que possam se interessar!
Para mais dicas e informações, acesse aqui o blog completo da Tubonasa, e fique sempre por dentro dos nossos conteúdos e atualizações sobre tubos de aço carbono e principais informações desse universo.
Estruturas mais resistentes e dinâmicas, geralmente vistas em galpões ou grandes construções,...
Sabia que o tubo de aço redondo é o tipo de tubo...
A busca por clientes e pelo aumento dos lucros é uma batalha...
O uso de tubos ocos garantem estruturas leves, dinâmicas e resistentes, com...