O que são tubos de condução e de que são feitos? Quais...
Quando o assunto é tubo de aço carbono, geralmente a primeira imagem que vem à mente é de um tubo circular, certo? Entretanto, existem algumas variações de formatos, sendo o tubo metalon retangular uma delas.
O metalon retangular é uma variação do tubo da mesma categoria, que possui uma seção transversal retangular em vez de quadrada.
Mas, assim como a versão quadrada, o tubo metalon retangular é feito de aço carbono, e sua aplicação vai desde contextos industriais e construção civil até a decoração, entre outras diversas aplicações.
No artigo de hoje, a Tubonasa – referência nacional em tubos de aço – apresenta as características, aplicações e normas técnicas que regem esse tipo de tubo.
Ainda, vamos apresentar onde comprar tubo metalon, seja na versão quadrada ou retangular.
Acompanhe a leitura!
O metalon é aplicado em qualquer projeto que necessite de uma estrutura robusta. Por isso, é muito requisitado no mercado brasileiro para obras, estruturas diversas e, claro, no cenário industrial.
Como os tubos dessa categoria contém carbono concentrado em sua composição, o metalon é capaz de resistir a condições extremas, e pode ser usado em áreas internas ou externas.
Vale acrescentar que em alguns casos de aplicações com condições críticas, a galvanização é uma etapa importante na fabricação dos tubos, pois acrescenta uma camada de zinco responsável por aumentar a resistência à corrosão.
Vamos agora conferir quais são algumas aplicações do metalon retangular.
O tubo metalon retangular é muito valorizado na criação de estruturas metálicas por seu equilíbrio entre peso e resistência.
Por isso, é encontrado em estruturas de edificações, galpões industriais, e plataformas de trabalho, pois oferece suporte e durabilidade sem sobrecarregar a estrutura.
Outra vantagem relevante para essa aplicação é que a forma retangular acaba dispensando no projeto a implementação de pilastras.
Na serralheria, o tubo metalon retangular é uma matéria-prima muito versátil para a fabricação de portões, grades e corrimãos.
Sua facilidade de manuseio permite cortes e soldas precisos. Por isso é possível criar designs personalizados que se encaixam às exigências de qualquer projeto.
Para tubos finais, ou seja, que ficam expostos, a estética limpa e moderna é um diferencial, o que faz dele um favorito entre serralheiros criativos.
Aliás, a estética é um dos motivos pelos quais esse tipo de tubo é utilizado em móveis, como você vê no próximo tópico.
Sabia que o metalon tem conquistado cada vez mais espaço no segmento de decoração? Por isso, não se espante se encontrar itens decorativos e até mesmo móveis com metalon por aí.
O mais interessante da possibilidade de ter móveis feitos com esse material é que eles combinam dois fatores muito importantes: durabilidade e estilo.
Seja para móveis para casa, lojas ou escritório, o que não faltam são ideias. Ficou curioso? Então leia o nosso artigo: Móveis com metalon: 18 ideias para cada cômodo da sua casa.
Uma das aplicações mais comuns do tubo metalon, seja na versão quadrada ou retangular, é na construção civil, especialmente para estruturas de suporte, fundações e esquadrias.
A resistência é o que torna esse tubo ideal para andaimes, escoramentos e até mesmo na formação de bases para casas pré-fabricadas.
Por fim, na indústria automotiva, o metalon retangular é muito utilizado em chassis e componentes de suspensão e de segurança.
Nesses casos, a resistência à torção é o fator que contribui para a integridade e segurança dos automóveis, especialmente em áreas que exigem um suporte adicional contra impactos.
Além disso, a flexibilidade de moldagem permite a fabricação de peças sob medida para diferentes modelos, o que por sua vez mantém a eficiência na produção industrial.
A composição em aço carbono – material altamente resistente e durável – , juntamente a um processo de fabricação rigoroso – regido por normas técnicas –, fazem com que o tubo metalon retangular seja conhecido por sua resistência e durabilidade.
Na produção desses tubos, chapas de aço carbono são fundidas, e então dobradas e submetidas a um processo de costura por meio da solda por resistência elétrica (ERW).
Embora a durabilidade do material já seja alta, a possibilidade de acabamentos protetores, como galvanização, tornam o material ainda resistente à corrosão e desgaste ao longo do tempo.
Leia também: Produção de tubos de aço: sem e com costura, carbono e metalon
Os tubos metalon, em qualquer formato, são fabricados de acordo com duas normas técnicas brasileiras:
A 6591 estabelece diretrizes para tubos de aço carbono com costura, com foco na composição química e sem muitos requisitos em propriedades mecânicas ou de acabamento. Por isso, é ideal para aplicações genéricas, como na decoração.
Já a norma brasileira 8261 detalha padrões para tubos que podem ser formados a frio, com ou sem costura, especificados para estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas.
Esta norma é equivalente à norte-americana ASTM A500, o que reflete o compromisso do Brasil com a altíssima qualidade dos produtos de aço a nível global.
Você pode encontrar tubos metalon retangulares e quadrados em lojas de materiais de construção, mas principalmente em distribuidoras de tubos de aço — como a Tubonasa.
Há mais de 30 anos no mercado, a Tubonasa é pioneira no segmento de tubos de aço e variações de metalon para as mais diversas aplicações.
Em resumo, os tubos metalon retangulares são versáteis e eficientes para uma diversas aplicações.
Eles são fabricados em aço carbono, que é um material altamente resistente e durável.
Para completar, as normas técnicas NBR 6591 e NBR 8261 garantem a qualidade e a segurança dos tubos metalon, estabelecendo padrões rígidos para a fabricação, inspeção e controle dos tubos.
Quer mais dicas e conteúdos como esse? Acesse aqui nosso blog completo.
O que são tubos de condução e de que são feitos? Quais...
A norma NBR 6591 é de extrema relevância para as empresas que...
Fonte: Revista Corte & Conformação - Tubotech - Junho/2012 - Página 81...
Quer saber se o aço carbono enferruja e tirar outras dúvidas sobre...