Os móveis de metalon para cozinha são ótimas opções para quem busca...
Você sabia que a escolha do tipo de tubo para poço artesiano pode determinar quanto tempo de vida útil todo o sistema terá?
Se você está trabalhando no projeto de um poço artesiano, então esse conteúdo vai ser muito útil!
Neste guia completo, vamos explorar os diferentes tipos de tubos disponíveis no mercado, destacando as características, vantagens e desvantagens de cada um deles.
Vamos também apresentar os critérios essenciais para ajudar na seleção do tipo mais adequado.
Acompanhe até o final e boa leitura!
Com uma profundidade maior que a de um poço convencional, o poço artesiano é um tipo de sistema em que cada componente exerce uma função crítica.
Nesse sentido, o tubo é o que viabiliza o correto funcionamento de toda a estrutura, garantindo não apenas a qualidade da água, mas também a vida útil de todo o sistema.
Por isso, é importante compreender os tipos de tubo presentes no mercado, e entender qual é melhor para cada aplicação.
Confira a seguir alguns dos principais tipos de tubos utilizados em projetos de poço artesiano.
Entenda as características, vantagens e desvantagens de cada um deles:
Um dos maiores benefícios do tubo de PVC é a sua montagem simples, com encaixe de ponta a ponta e roscável.
Sua resistência química e imunidade à corrosão são outras vantagens. Sendo assim, é uma boa opção de tubo para poço artesiano.
Entretanto, o problema do PVC é sua fragilidade, ou falta de resistência mecânica. Por exemplo, em solos rochosos, o PVC pode quebrar antes mesmo de sua completa instalação.
Para tentar resolver esse problema, é possível instalar uma ponteira de aço na ponta do tubo PVC. No entanto, essa solução não funciona em 100% dos casos, além de gerar outros custos e trabalhos adicionais.
Ainda, a duração aproximada de poços artesianos com tubos PVC é reduzida, especialmente quando comparada a projetos que utilizam os tubos de aço.
Na maioria dos casos, os tubos de aço galvanizado são os mais indicados para poços artesianos.
Esse tipo de tubo garante a qualidade e durabilidade dos poços por muito mais tempo, em comparação a outros tipos de tubos.
Mas, talvez você se pergunte: “por que o tubo de aço para poço artesiano precisa ser galvanizado?”. A resposta é simples.
O teor de ferro presente na água, em alguns casos para mais e outros menos, pode promover a oxidação do tubo, o que por sua vez pode alterar a coloração da água.
Para que os poços artesianos durem por muito tempo, recomendamos a utilização de tubos de aço galvanizado a partir de 3,75mm de espessura.
Assim, é possível garantir a segurança e a resistência mecânica do poço, além de cumprir com as normas desse tipo de tubo.
Leia também: Conheça os tipos de galvanização e qual o melhor para o seu projeto
O tubo de ferro fundido é produzido a partir de uma liga formada por três elementos: o ferro, o carbono e o silício.
Há também a adição de carbono em no mínimo 2%, com o objetivo de proporcionar resistência à corrosão.
Esse tipo de tubo é bastante utilizado em sistemas de saneamento básico, em projetos hidráulicos e também são adequados para poços artesianos profundos.
Embora sejam resistentes à corrosão externa, os tubos de ferro fundido podem corroer internamente ao longo do tempo, o que reduz a vida útil de todo o sistema, bem como a qualidade da água.
Outro fator é que os tubos de ferro fundido são consideravelmente mais pesados em comparação com outros materiais, o que torna o transporte e manuseio mais desafiadores.
Produzidos a partir de um processo conhecido como Filamento Contínuo (Filament Winding), os tubos de fibra de vidro são criados a partir da combinação de resinas líquidas do tipo poliéster, e de fios de fibra de vidro.
Quando seco, esse material se torna bastante resistente a impactos e à tração, além de imune à corrosão.
Entretanto, pode ter um custo mais elevado que os tubos de PVC, enquanto tem menos resistência que os tubos de aço.
Utilizados em poços mais rasos, os tubos de PEAD (polietileno de alta densidade) são leves, anticorrosivos e contam com boa resistência química e mecânica.
Seu custo não é elevado e a instalação não é complexa.
Entretanto, o polietileno é sensível a altas temperaturas. Assim, se o poço artesiano estiver sujeito a temperaturas elevadas, o polietileno talvez não seja a escolha mais adequada.
Outro ponto de atenção é que, em comparação com alguns outros materiais, os tubos de polietileno podem apresentar uma rigidez menor.
Em situações em que é necessária uma maior resistência estrutural, outros materiais, como o aço, são preferíveis.
A escolha do tubo ideal para poço artesiano é uma decisão importante, e que deve ser tomada com o auxílio de um especialista.
Com relação ao tubo, existem diversos fatores a serem considerados. Vamos conferir os principais a seguir:
O tamanho do tubo deve ser escolhido com base na vazão desejada, nas especificações gerais do projeto e da bomba utilizada.
O diâmetro do tubo também é um ponto de atenção, já que afeta diretamente a eficiência do poço, por garantir que a água seja retirada de maneira adequada.
O correto dimensionamento evita perdas de carga e otimiza o desempenho do sistema, além de evitar falhas, seja por baixa ou intensa vazão.
Agora que você já conhece os tipos de tubo para poço artesiano, é importante reforçar que a escolha do material do tubo pode influenciar significativamente os processos de instalação e, principalmente, manutenção.
Tubos mais leves e flexíveis, como os de PVC ou polietileno, geralmente são mais fáceis de instalar, exigindo menos equipamentos e mão de obra especializada.
Entretanto, por serem menos resistentes, podem ter uma vida útil reduzida, e são mais suscetíveis a problemas como rachaduras e quebras. Esse fator contribui para a necessidade de manutenção.
Além disso, a facilidade de acesso para eventuais reparos ou manutenção também precisa ser considerada, especialmente em locais de difícil alcance.
Os materiais que facilitam inspeções e ajustes contribuem para a eficiência do sistema ao longo do tempo.
Na Tubonasa você encontra toda a linha de tubos de aço galvanizado, inclusive tubos indicados para poços artesianos.
Todos os nossos produtos seguem rigorosamente as normas técnicas vigentes, e são submetidos a rigorosos testes de qualidade para garantir sua confiabilidade.
Além disso, aqui você conta com suporte técnico, pontualidade na entrega, e muita facilidade no pagamento — inclusive com parcelamento BNDES.
Solicite um orçamento com a Tubonasa e garanta tubos de aço de qualidade e com preço justo!
Neste guia completo, conferimos os tipos de tubo para poço artesiano mais reconhecidos e recomendados pelos especialistas neste tipo de sistema.
Assim, conhecemos as características dos tubos de PVC, aço, ferro fundido, fibra de vidro e polietileno.
Vale ressaltar que a escolha pelo tipo de tubo ideal deve considerar características como durabilidade, resistência mecânica e resistência à corrosão.
Por fim, nossa recomendação para projetos que visam a longevidade e qualidade, são os tubos de aço galvanizado — que você encontra na Tubonasa.
Para mais dicas e informações sobre tubos de aço, não deixe de visitar o blog da Tubonasa!
Os móveis de metalon para cozinha são ótimas opções para quem busca...
Saiba tudo sobre os tubos para caldeira, incluindo normas, tipos e vantagens....
O presidente do Instituto Aço Brasil (IABR), Marco Pólo Lopes, disse nesta...
Dúvidas sobre o que é a bicromatização e como esse processo é...