O cobre é, ainda, um dos produtos mais explorados economicamente pelo Brasil,...
Dentro do ramo de fabricação de tubos de aço, o cumprimento das diretrizes que asseguram a segurança e a qualidade desses itens é fundamental: e, nesse quesito, é importante saber do que se trata a norma ASTM.
Sigla para American Society for Testing and Materials, essa organização é responsável por elaborar e publicar normas que ajudam a direcionar os processos de produção e funcionamento de produtos, serviços e sistemas.
Ainda, a ASTM é de nível internacional, sendo a maior incorporadora de normas do mundo e relevante em todos os países!
Por isso, é muito comum vermos essa sigla presente em diversos equipamentos feitos de aço, como os tubos que comercializamos na Tubonasa, que atestam sua qualidade e eficiência.
Logo, já deu para perceber que entender sobre essa norma é indispensável, não é mesmo?
Mas, no final das contas, o que significa ASTM, realmente? O que está descrito nesse conjunto de normas e quais são seus principais tipos?
A Tubonasa, sua especialista em tubos de aço, preparou um conteúdo completo para que você saiba tudo sobre esse tema!
Acompanhe abaixo para tirar todas as suas dúvidas sobre essa organização, conhecer as normas ASTM em português e conferir seus tipos.
Boa leitura!
A ASTM International é um órgão que tem como responsabilidade o desenvolvimento e a publicação de normas técnicas aplicadas para diversos produtos, materiais, serviços e sistemas.
Esse é órgão internacional equivalente à ABNT, a nossa Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Ainda, a ASTM foi criada no ano de 1898 por um grupo de cientistas e de engenheiros, e tem um papel indispensável entre os padrões de desenvolvedores nos Estados Unidos.
Ela é considerada a maior incorporadora mundial de normas!
A associação dá suporte a diversos comitês técnicos voluntários; com milhares de membros espalhados por todo o mundo, são desenvolvidos e mantidos, de forma coletiva, mais de 12.000 normas globalmente.
Atualmente, ela conta com 143 comitês principais, e é reconhecida como líder no desenvolvimento e na publicação de normas técnicas internacionais.
ASTM em português conta com uma tradução literal da sigla: como citamos, o nome é American Society for Testing and Materials, que pode ser traduzido como Sociedade Americana de Testes e Materiais, ou algo similar.
O nome é bem autoexplicativo, e nos ajuda a entender melhor o papel dessa organização no processo de fabricação de tubos de aço, bem como os demais ramos de mercado e prestação de serviços que ela pode ser aplicada.
Com suas regras, a instituição apresenta as principais normas para que um determinado produto possa ser considerado de qualidade para o público consumidor.
Isso envolve o uso de materiais específicos, testes para a verificação da eficácia dos produtos, e demais critérios fundamentais.
A fundação do órgão foi liderada por Charles Benjamin Dudley, um químico norte-americano pioneiro na padronização na indústria.
Ainda, Dudley foi presidente do grupo no período de 1902 a 1908, direcionando os primeiros passos da organização, e ajudando-a a se consolidar como uma referência mundial na padronização de processos e serviços.
A iniciativa tem origem na análise de frequentes quebras dos trilhos de trem, no final do século XIX.
Como resultado, o grupo de engenheiros e de cientistas, liderados por Dudley, elaborou uma norma para o aço utilizado nas ferrovias.
A partir de então, diversas entidades normatizadoras surgiram em países da Europa, como Alemanha, França e Grã-Bretanha.
Atualmente, a sede da American Society for Testing and Materials fica em West Conshohocken, na Pensilvânia, e seu trabalho oferece suporte para milhares de comitês técnicos voluntários do mundo todo, ajudando a manter um coletivo de cerca de 12.000 normas.
Ainda, a organização publica, anualmente, seu livro de padrões ASTM, em versões impressas e em mídias digitais, que podem ser acessadas por meio de uma assinatura.
A importância desse grupo se dá pelo seu pioneirismo na criação e na publicação de normas técnicas.
É graças a essa organização que se pode, enfim, estabelecer regras e diretrizes com base em rígidos padrões de qualidade, alcançados por meio de testes e experiências realizados com tecnologia de ponta.
As normas técnicas impactam nosso dia a dia, nos mais diversos momentos: seja ao beber água ou passar de carro por uma ponte que foi erguida com materiais que seguem padrões internacionais de qualidade.
Assim, a ASTM oferece uma série de benefícios:
- alta compatibilidade;
- facilitação de comercialização e acesso ao mercado;
- desenvolvimento e pesquisa para descobertas inovadoras;
- operações eficientes, seguras e com certificação internacional;
- certificação de qualidade, promovendo confiança e segurança.
Além disso, ela é base para estudantes que pesquisam em áreas como:
- tintas;
- metais;
- energia;
- petróleo;
- plásticos;
- ciência de materiais;
- ambiente de construção;
- dentre muitos outros!
O órgão atende a uma ampla gama de aplicações nos diversos setores do mercado, como:
- Energia;
- Química;
- Setor industrial;
- Governo e Defesa;
- Indústria Automotiva;
- Indústria Aeroespacial;
- Indústria Petroquímica;
- Engenharia e construção;
- Agências de Normas Técnicas Nacionais;
- Empresas, Universidades e Institutos de Pesquisa.
Dentro de onde a American Society for Testing and Materials pode ser aplicada, existe um grande número de áreas de atuação onde ela se faz não somente necessária, como parte do funcionamento de todos os processos.
No nicho industrial podemos encontrar a organização envolvida na padronização de fabricação de diversos materiais, como alumínio, ligas de aço, combustíveis, polímeros e diversos outros.
Também, a instituição fica envolvida na análise de diversas áreas que são úteis na fabricação de itens diversos; um exemplo disso é a ASTM Method 3606, que determina a quantidade de tolueno e benzeno para combustível de aviação.
A fabricação de tubos de aço para aplicações diversas é regulamentada por diversas normas, que padronizam propriedades químicas e mecânicas.
Existem diversos tipos de regulamentações para produção e fornecimento de tubos de aço carbono, galvanizados ou não.
Listamos abaixo as principais delas e o que você precisa saber sobre cada uma; confira:
Similar à norma brasileira NBR 5590, a A53 (que substituiu a A120) é aplicável em tubos de aço carbono de seção circular, com ou sem costura, pretos ou galvanizados, por imersão a quente, para condução de fluidos.
Ainda, ela possui propriedades químicas e mecânicas definidas.
Esta norma se aplica a tubos de aço carbono de seção circular, com ou sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para condução de fluidos em altas temperaturas (até 470ºC).
A A178 é uma norma para tubos de aço carbono de seção circular, com costura, para utilização em:
- caldeiras;
- evaporadores;
- condensadores;
- pré-aquecedores;
- geradores de vapor;
- serpentinas de aquecimento;
- condução de gases similares, fornecidos em vários graus de matéria-prima.
Todos os materiais da A178 são submetidos ao ensaio hidrostático, durante um tempo mínimo de 5 segundos.
Norma para tubos de aço carbono de seção circular, com costura, indicados para uso em trocadores de calor, condensadores, caldeiras e outros aparelhos similares de transferência de calor.
Similar à norma brasileira NBR 8261, a ASTM A500 se refere aos tubos de aço carbono circulares, tubos de aço carbono quadrados ou retangulares, com ou sem costura, formados a frio, destinados a aplicação em estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas.
Amplamente conhecido no mercado, o aço ASTM A36 é o equipamento de aço produzido conforme as normas da organização para esse tipo de produto — mas o que descreve a norma A36?
Aqui, estamos falando da norma que apresenta os requisitos para a fabricação de aço de utilização estrutural, ou seja, as aplicações mais comuns.
São ferramentas aplicadas em contextos como:
- máquinas;
- serralheria;
- passarelas;
- implementos agrícolas;
- implementos rodoferroviários;
- estruturas metálicas diversas.
Ainda, essa norma prescreve qual deve ser a composição química do aço para essas finalidades, além das suas principais propriedades mecânicas, como alongamento do aço e limite de resistência e escoamento.
Para que um aço seja fabricado conforme as diretrizes especificadas pela A36, ele precisa se atentar para as seguintes propriedades fundamentais:
- densidade de 7.85 g/cm³
- razão de poisson de 0.260;
- ponto de fusão de 1.425-1.538 ºC
- módulo de elasticidade de 200 GPa;
- resistência à tração de 400-550 MPa;
- módulo de cisalhamento de 79,3 GPa;
- alongamento de ruptura em 50mm de 23.0%;
- alongamento de ruptura em 200 mm de 20.0%;
- módulo em massa típico para aço de 140 GPa;
- rendimento de resistência à tração de 250 MPa.
Como citamos, existe uma relação equivalente entre as normas da American Society for Testing and Materials para as demais normas utilizadas ao redor do mundo, como a DIN e a própria ABNT.
Essa tabela pode ser dividida conforme a aplicação do tubo de aço em questão, que pode ser para a construção civil, para complexos de transporte, para a condução de gases e fluidos, e demandas afins.
Ainda, essa equivalência deve ser analisada e dividida conforme as características principais dos tubos de aço: resistência a altas ou baixas temperaturas, resistência ao envelhecimento, resistência à corrosão atmosférica, e mais uma série de características.
Como você pôde perceber ao longo do artigo, é fundamental que a fabricação de tubos de aço estejam seguindo os protocolos direcionados, atestando a qualidade da sua aplicação — mas como adquirir tubos que estejam de acordo com as normas ASTM?
Tubonasa é a sua melhor opção para a aquisição de tubos de aço carbono de qualidade, seguros e confiáveis!
Há mais de 30 anos no mercado, a Tubonasa é empresa pioneira no segmento de distribuição de tubos de aço carbono, que além de serem os mais indicados para o seu projeto devido à versatilidade deles, ainda são revendidos a você seguindo os parâmetros das instituições reguladoras!
São tubos quadrados, retangulares, metalon e redondos, todos seguindo as suas mais diversas normas, incluindo o que determina a ASTM.
Além de ter um estoque altamente diversificado, Tubonasa ainda oferece a entrega mais rápida e pontual do mercado, suporte técnico para ajudar você na sua compra, e muito mais facilidade no pagamento: temos parcelamento do BNDES!
Agora você já sabe o que é a ASTM e a importância dessa instituição para a fabricação de tubos de aço que sejam seguros e de qualidade.
E, na hora de comprar tubos de aço, você já sabe: a Tubonasa conta um amplo catálogo de produtos, todos certificados e seguindo padrões de qualidade.
Quer mais conteúdos como esse? Acesse aqui o blog completo da Tubonasa!
O cobre é, ainda, um dos produtos mais explorados economicamente pelo Brasil,...
A resistência do metalon é um dos principais benefícios apresentados por este...
Dúvidas sobre o que é a NBR 6591? A gente explica tudo...
A gente te explica como usar móveis com metalon para uma casa...