O que é melhor: aço ou ferro?

Notícias

O que é melhor: aço ou ferro?

O que é melhor: aço ou ferro?




Na hora de escolher o material adequado para o seu projeto, é importante saber as características de cada tipo de produto. Muitos clientes têm dúvidas sobre as diferenças entre o metal de aço e o ferro. Outros simplesmente acham que são a mesma coisa.


Para esclarecer esse assunto, listamos abaixo as principais diferenças entre aço e o ferro:


  • Ferro é um metal puro
  • Aço é a mistura do ferro com o carbono
  • Ambos são produzidos na indústria siderúrgica


Vale destacar que o ferro, por ser um tipo de minério encontrado na natureza, é uma matéria-prima muita mais cara e difícil de ser encontrada no estado puro.


Já o aço, por sua vez, tem maior custo-benefício e apresenta outras características importantes, entre elas:


  • Mais resistência
  • Mais maleável
  • Flexibilidade na utilização
  • Preço mais acessível
  • Durabilidade


Em outras palavras, podemos afirmar que o ferro está presente no processo de fabricação do aço, que depende consideravelmente do ferro para existir.


Outro ponto importante é que o aço é um material menos agressivo ao meio ambiente e muito mais fácil de ser reciclado. Além disso, sua limpeza, manutenção e manuseio são feitos de forma muito mais prática.


Os aços galvanizados são uma excelente opção para quem procura um produto ainda mais durável e capaz de resistir à ação do tempo. Isso porque o processo de galvanização oferece uma cobertura extra de zinco ao aço para que ele fique protegido contra a corrosão.


Ainda sobre as características do ferro, é importante saber que o ferro vendido comercialmente não é totalmente puro como quando encontrado na natureza, pois ele conta com até 0,08% de carbono em sua composição. Caso contrário, o produto teria um valor ainda mais elevado. O aço, no entanto, possui uma quantidade maior de carbono.


 


Onde o ferro e o aço podem ser usados?


O ferro fundido é indicado para aplicações que necessitem de tenacidade e mais rigidez, como tampa de esgotos, chapas, panelas e blocos de máquinas.


O aço, devido aos elementos incluídos em sua composição, permite mais versatilidade e maleabilidade em seu uso, podendo ser tranquilamente usado em aplicações na indústria, na construção civil, na arquitetura, decoração, entre outros projetos.


 


Aço ou ferro: qual escolher?


Como vimos, o aço e o ferro podem parecer bastante semelhantes para uma pessoa leiga, mas eles possuem aplicações e características diferentes em sua composição.


Além disso, a diferença de preço entre os dois materiais é bastante considerável.


Sendo assim, a melhor forma de fazer a escolha certa é buscando orientação com uma empresa especializada no assunto, levando em conta as necessidades de cada projeto.


 


Quer comprar tubos de aço com o melhor preço? Escolha a Tubonasa!


 


A Tubonasa é uma empresa com mais de 30 anos de experiência na venda e fabricação de tubos de aço dos mais variados tipos.


Com um estoque diversificado de produtos, ela segue rigorosos padrões internacionais e nacionais de qualidade para garantir excelência aos clientes. Além disso, o cumprimento das normas técnicas do mercado resulta em produtos seguros e com qualidade comprovada.


Na Tubonasa, é possível encontrar tubos de aço metalon comuns e galvanizados, com ou sem costura, e em vários formatos, de acordo com as necessidades do cliente.


Conheça nossos diferenciais e solicite seu orçamento:


  • Flexibilidade no pagamento
  • Equipe qualificada para tirar todas as dúvidas
  • Entrega pontual para todas as regiões do Brasil
  • Suporte técnico
  • Parcelamento do BNDES
  • Tubos de aço sob medida para sua necessidade
  • Agilidade no atendimento


 

Navegue pelo site da Tubonasa e faça agora mesmo o seu pedido com as melhores condições! Fique atento às novidades em nosso site!



TOP